-
Arquitetos: Antonio Altarriba Arquitectos
- Área: 650 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Diego Opazo
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta residência está localizada em um terreno da urbanização Monasterios, no limite urbano com a serra Calderona e em uma posição elevada de onde se contempla o mar em todos os seus pontos. Como condicionantes anteriores encontramos por um lado, no lado norte e oeste, com uma casa e um solar para uma edificação futura, no lado leste com a montanha e ao lado sul com as vistas impressionantes para o mar e para o Golfo de Valência.
A residência surge como uma série de volumes de pedra emergentes da montanha em que está assentada.
O acesso ao terreno e à habitação é realizado pelo canto noroeste , o ponto mais elevado. O caminho de tijolos de granito leva você para a entrada da casa, limitada pela vegetação e pelos volumes de pedra.
Aqui se produz um dos principais objetivos do projeto, que é o contraste da fachada norte, muito sólida e tectônica, sem aberturas exceto pelo plano do painel da porta de madeira de acesso à residência, que desde o hall de tripla altura já se pode contemplar toda a vista do mar e praticamente todo o Golfo de Valencia.
E é neste momento onde se entende perfeitamente a composição desta residência, volumes compactos ao norte e oeste, uma fachada completamente aberta ao sul e ao mar e outra fachada menos aberta, à leste. Pode-se dizer que não pretende-se perder de vista o mar e as montanhas.
O acesso é o eixo virtual da residência, em que um espaço de altura tripla habitado pela escada, liga todos os pavimentos da casa e as distribui a partir de um ponto central, mantendo uma grande janela em um de seus lados que impede em todos os momentos perder a vista para o mar. Ela também leva para o grande terraço da frente que conecta todas as salas do piso térreo e é onde a piscina com borda infinita está localizada.
A distribuição é clara, área de dia no pavimento térreo, formada por: sala de estar, cozinha-despensa, lavanderia, banheiro e escritório e área de noite no pavimento superior, composta por três quartos duplos e um banheiro, e o quarto principal, uma suíte, com banheiro e closet, e aberta por um lado à montanha e por outro para o mar.
A grande viga da frente sul, é utilizada para unir todos os volumes do lado sul na composição e também serve de suporte da cobertura do terraço e oferece uma grande privacidade nos quartos, embora em todos eles um de seus lado seja inteiro de vidro.
O subsolo conta com o quarto de hóspedes em uma suíte com banheiro, sala com escritório, cinema, adega e garagem com armazenamento e banheiro.